Powered By Blogger

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Reposição/recuperação-sociologia-etapa I

Cap.1-O que é sociologia?
     A sociologia se trata daquilo que já sabemos de uma maneira que não conhecíamos antes.Ela nasceu das reações peculiares que os pensadores e observadores do mundo social tiveram diante das mesmas questões.Um sociólogo chamou de ´´imaginação sociológica`` a capacidade de criarmos conexões entre nossa vida pessoal ou nossa biografia e a sociedade mais ampla e sua história.
Cap.2-O nascimento da sociologia.
     Alguns fatos que favoreceu o nascimento da sociologia no século XIX foram a expansão da atividade comercial e das cidades,a descoberta da Antiguidade e a releitura do pensamento greco-romano,o humanismo,as realizações renascentistas nos campos da pintura,escultura,arquitetura,letras e filosofia,a divulgação das novas ideias,beneficiada pela invenção da imprensa,o desenvolvimento da medicina,onde começaram a fazer a dissecação de cadáveres,até então vista como profanação, a expansão comercial e urbana(um dos principais prenúncios dos ´´tempos modernos``),etc.
Cap.3-O apito da fábrica.
     Émile Durkhein é considerado um dos pais da sociologia,foi com ele que a sociologia passou a ser considerada propriamente uma ciência,dotada de um objeto específico-->os fatos sociais.Os fatos sociais são um conjunto de coisas aplicáveis a toda a sociedade,independentemente das vontades e ações de cada um.Eles podem ser definidos por três:
-coercitividade-força que exercem sobre indivíduos,obrigando-os a se conformar com as normas;
-exterioridade-padrões exteriores aos indivíduos e independentes de sua consciência;
-generalidade-o fato de serem coletivos e permearem toda a sociedade sobre a qual atuam.
     Durkhein diz que a sociedade é como um corpo vivo,um organismo cujas partes,cada instituição e cada indivíduo,cumprem papéis indeterminados e existem em função do todo.A ´´liga`` que une esses diferentes componentes,tornando a socidade possível,é o que ele chama de solidariedade.
Solidariedade mecânica e solidariedade orgânica:
Solidariedade mecânica-aquela que independe de uma reflexão intelectual ou de uma escolha.Características:é pré-capitalista,valoriza o ´´sentido nós``,o coletivismo,é tradicional.
Solidariedade orgânica:características:capitalista,valoriza o ´´sentido EU``,o individualismo,especialização do trabalho.
     Nas sociedades simples, a coesão é garantida por um conjunto de princípios(ou seja,uma moral) e um conjunto de normas(ou seja,um direito),direito cuja função é punir aquele que ofende o conjunto,é o que conhecemos com direito penal,já nas sociedades complexas,o rompimento da regra não afeta o coletivo, a punição será feita pela regra do direito restitutivo-restituir,devolver,reparar dano-entre aquele que provocou a ação e aquele que foi prejudicado.
O individualismo exacerbado:os indivíduos só pensam em si,não se preocupam com os outros.Isso gera a anomia moral:ausência de regra,normas,gerando conflito.
-O papel de regulador da ética do mercado deveria ser desempenhado,nos sugere Durkhein,pelas corporações profissionais.
Cap.4-Tempo é dinheiro!
     As inovações tecnológicas,por um lado fascinavam ,por outro provocavam desconfianças,suas promessas de tornar a vida mais prática contribuiu para alterar a mentalidade das pessoas.
-pensador:Max Weber-um dos fundadores da sociologia.
Sociedade ocidental x oriental:
-diferença principal:maneira de realizar o trabalho(esforço)
- ocidente muitas vezes se apropriava de descobertas feitas em outros lugares para transformá-las em objetos úteis.ex:a bússola.
-produz mais para ganhar mais(lucro)
-a racionalidade (utilizada na economia),é característica das sociedades ocidentais.
(Especialização,competência,eficiência e cálculo são importantes para compreender a racionalidade.)
Benjamin Franklin diz que tempo é dinheiro e o dinheiro é procriador por natureza e fértil,também diz que crédito é dinheiro,não devemos esquecer de nossas dívidas,devemos pagar no prazo para almentar nosso crédito e para que pareças honesto e cuidadoso.Ele também diz que um bom pagador é senhor da bolça alheia.
Cap.5-A metrópole acelerada.
Um cidadão urbano é socializado a cada dia para enfrentar situações que exigem o desenvolvimento de habilidades específicas,a modernidade ampliou os horizontes dos indivíduos,mas trouxe novos desafios.O ritmo da vida aumentou,tudo foi se acelerando,sendo expostos a uma intensificação da vida nervosa(exposição a estímulos,imagens,sons,rostos,anúncios que exigem sensibilidade específica) podendo provocar o ´´estresse``(doença dos nervos).
Pensador:Georg Simmel-desenvolveu um método análise que ficou conhecido como microssociologia,propondo um olhar para os fenômenos sociais nas suas pequenas manifestações.
Cultura subjetiva:desenvolve a individualidade e o gosto pessoal.
Cultura objetiva:iguala os homens e ofusa as singularidades.

-Tensão entre a originalidade e seguimento dos passos da civilização é o que enfrenta a ´´vida de espírito`` dos indivíduos urbanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário